PROGRAMAÇÃO
O tradicional Festival de Cinema da Lapa, o segundo mais antigo do Paraná, retorna em 2020 renovado e com muitas atrações para o público. A exemplo de diversos festivais nacionais e internacionais, a edição deste ano vai acontecer de forma híbrida, mesclando atividades presenciais e online. Pela primeira vez a cidade da Lapa vai receber um cinema drive in, com os melhores recursos de som e imagem, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados. E uma parceria inédita com o site do Cine Passeio, de Curitiba, vai permitir que uma boa parte da programação do festival possa ser assistida online.
Um dos principais objetivos do Festival de Cinema da Lapa é o de valorizar e difundir nosso cinema, proporcionando ao público o acesso gratuito a filmes de qualidade, com especial destaque para o cinema paranaense. Seis mostras de longas e curtas-metragens oferecem uma seleção de obras representativas da diversidade temática e estética do cinema brasileiro contemporâneo, incluindo filmes premiados aqui e no exterior.
MOSTRA COMPETITIVA
03/12 (quinta-feira)
TRÊS VERÕES - direção de Sandra Kogut
04/12 (sexta-feira)
VOU NADAR ATÉ VOCÊ - direção de Klaus Mitteldorf
A jovem fotógrafa Ophelia acredita ter descoberto quem é seu pai e sai de Santos, a nado, rumo a Ubatuba, onde espera encontrá-lo. Antes de partir, ela envia uma carta avisando que está a caminho.
05/12 (sábado)
OS ESPETACULARES - direção de André Pellenz
Um comediante stand up precisa entrar em uma competição para escapar da prisão e salvar seu bolso. Nessa trajetória inusitada, terá como companhia uma nerd, um sonhador e um lunático.
*Classificação indicativa: 12 anos
06/12 (domingo)
LAMENTO - direção de Diego Lopes e Claudio Bitencourt
Elder é o dono de um hotel que herdou de seu pai e levou o negócio da família a falência. Enfrentando as consequências de uma vida de excessos, ele vive o período mais difícil de sua vida, atingindo seu limite emocional e sem perspectiva de como continuar.
*Classificação indicativa: 16 anos
MOSTRA INFORMATIVA- Cine Passeio em Curitiba
De 3 a 9 de dezembro no site do Cine Passeio
A Mostra Informativa desta edição é composta por filmes do catálogo da Olhar Distribuição. Uma das mais importantes distribuidoras de filmes da região sul, a Olhar é sediada em Curitiba. O Festival de Cinema da Lapa vai homenageá-la com um Diploma de Mérito, em reconhecimento ao seu trabalho pela difusão do cinema independente brasileiro e também por possibilitar a distribuição nacional e internacional de filmes paranaenses.
NÓIS POR NÓIS - direção de Aly Muritiba e Jandir Santin
ZONA ÁRIDA - direção de Fernanda Pessoa
MEU NOME É DANIEL - direção de Daniel Gonçalves
ALICE JUNIOR - direção de Gil Baroni
MOSTRA RESGATE - Cine Passeio em Curitiba
De 3 a 9 de dezembro no site do Cine Passeio
A DESILUSÃO EM VHS – O CINEMA EXPERIMENTAL DE TIOMKIM
Produção e direção: Tiomkim
Restauração digital: Matheus de La Palm.
Mostra de curtas-metragens premiados realizados pelo diretor e produtor audiovisual Tiomkim, um dos pioneiros nas áreas do cinema experimental e da videoarte no Paraná. Vão ser exibidos pela primeira vez em quase três décadas trabalhos do inicio de sua carreira, produzidos na bitola VHS e restaurados em formato digital.
Depoimento de Tiomkim:
"Com o surgimento do vídeo doméstico VHS nos anos 80 comecei a produzir exercícios audiovisuais com uma câmera nessa bitola, emprestada pelo jornalista Aramis Millarch. Nessa época era um equipamento caro, mas resolvia as dificuldades básicas de realização. Numa época em que produzir em película tinha um alto custo, com o vídeo era possível criar alguns trabalhos experimentais, apesar da qualidade inferior de imagem. Eu seguia os passos de meus ídolos do cinema experimental, como Maya Deren, Norman McLaren, Kenneth Anger e Jonas Mekas. E ainda tinha um manual que me acompanhava que era o livro "Uma Introdução ao Cinema Underground", de Sheldon Renan. Meu maior prazer era sair nas ruas de Curitiba e convencer os amigos a posarem para a câmera VHS."
CINEMASCORPOS (1989)
Performances com atores e não atores em espaços alternativos de Curitiba. Co-direção de Antonio D’Alves. Com Claudia Singer, Sonia Chagas, Robert Ianke, Luiz Augusto Loureiro, Pierre Cabral, Fabio Guimarães , Eliane Karas, Tatiana Rodrigues e Gesner Oliveira.
Menção Honrosa no 7º Festival Videobrasil (1989, SP)
IMAGENS EM FUGA (1990)
Colagem de imagens produzidas em VHS e inspiradas pelos filmes de Jonas Mekas e Maya Deren.
CENAS DE UM SONHO SELVAGEM (1991)
Homenagem ao cineasta Kenneth Anger. Com Silvio Kaviski.
MOSTRA COMPETITIVA CELULAPA - Cine Passeio em Curitiba
De 3 a 9 de dezembro no site do Cine Passeio
O concurso “CELULAPA - Prêmio FAEL de Curta no Celular” tem como objetivo incentivar o uso de meios tecnológicos para produção de curtas-metragens através de aparelhos celulares, estimulando a criatividade mesclada com a tecnologia. Dez filmes selecionados serão exibidos na Mostra e dentre esses três receberão premiação em dinheiro.
(Programação no site www.festivalcinemalapa.com.br)
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS INFANTIS - Cine Passeio em Curitiba
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PARANAENSES - Cine Passeio em Curitiba
(Programação no site www.festivalcinemalapa.com.br)
PARTICIPEM!!!