A Lapa


A cidade da Lapa possui uma área de 2097,7 km² segundo o último censo possuí: 42.000 habitantes.

Em meados do século XVIII já tinha um regular número de habitantes, sendo que os primeiros moradores dedicaram-se as atividades de apoio aos tropeiros e a agropecuária, o que contribuiu e muito para o seu desenvolvimento. Além do ciclo do tropeirismo, a Lapa participou ativamente dos ciclos da erva mate e madeira, fundamentais para a emancipação e desenvolvimento da província do Paraná.

Parada de tropeiros do caminho do Viamão que ligava no Rio Grande do Sul a Sorocaba, em São Paulo. A Lapa era um ponto estratégico para o descanso dos homens e animais, pois além de ficar no meio da viagem era o início dos Campos Gerais.

A cidade fez história participando do que é considerado um dos mais importantes a Revolução Federalista. As lutas que ali se desenrolaram contribuíram de forma direta para a consolidação da República, no ano de 1894.

O Cerco da Lapa marcou a resistência da cidade ao ataque de rebeldes comandados por Gumercindo Saraiva, acontecimento inserido na história do Brasil revelando General Gomes Carneiro um herói que lutou até o fim por seus ideais.

A Lapa possui importante patrimônio histórico, seus casarios e museus fazem com que os visitantes e seus moradores viagem no tempo. Cada casa, cada rua, cada monumento, tem sua própria história. Por isso, lhe fazemos um convite:

VISITE A LAPA, AQUI TUDO TEM HISTÓRIA!















Saiba mais no site oficial da Prefeitura