História



O Instituto Histórico e Cultural da Lapa foi fundado por pessoas ligadas a cultura e a arte na legendária e histórica cidade da Lapa, que possui uma exuberante arquitetura, com rico patrimônio e acervo cultural, como é o exemplo do Theatro São João.

O IHCL tem como objetivos fomentar e cooperar no desenvolvimento de políticas de proteção ao patrimônio histórico e cultural da cidade, e promover a participação e realização da difusão de eventos culturais.

Entre todas as atividades desenvolvidas, como o Festival de Cinema, Comenda Tropeiro da Lapa, Recitais, Palestras, Oficinas de arte, Homenagens e diversas outras ações.

http://www.youtube.com/watch?v=Jhz3js5wGHM

INSTITUTO HISTÓRICO E CULTURAL DA LAPA – IHCL
Qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, nos termos da Lei 9.790 de 23 de março de 1999. 

Tem como objetivos: Fomentar e cooperar no desenvolvimento de políticas de proteção do patrimônio histórico e cultural; implementar processos de parceria com órgãos governamentais, instituições nacionais e internacionais, públicas ou privadas, e consolidar redes locais, estaduais, nacionais e internacionais de ação institucional; promover a participação e o apoio à realização e difusão de eventos culturais e de defesa do patrimônio histórico, especialmente na forma de festivais, programas de extensão e cursos de aperfeiçoamento, capacitação e especialização; apoiar na edição, divulgação e circulação de livros periódicos relacionados aos seus objetivos institucionais; incentivar, coordenar e executar projetos e programas de preservação e resgate do patrimônio histórico e cultural. 

Relatório de atividades realizadas pelo IHCL
  • §  RESTAURO DA IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO; 
  • §  SALÃO DE ARTES VISUAIS;
  • §  FESTIVAL DE TALENTOS; 
  • §  RESGATE DA ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA; 
  • §  MUSEU TROPEIRO – PROJETO EM ANDAMENTO PARA O  DESENVOLVIMENTO E TURISMO;
  • §  PINTANDO SUA CIDADE 
  • §  FESTAS DE ETNIAS
  • §  FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA - IMAGEM E SOM; 
  • §  COMENDA TROPEIRA
  • §  DIVERSAS AÇÕES E EVENTOS CULTURAIS


Algumas comissões são designadas pela Diretoria quando da realização de algum projeto e/ou evento.
ALGUMAS REALIZAÇÕES:

·         Empenho junto ao IPHAN para o Restauro da Matriz Santo Antônio.

·         SALÃO DE ARTES VISUAIS DA LAPA – julho/04 – Abertura: dia 30 de junho de 2004 – às 20 horas - Mostra de Arte de Artistas Paranaenses – local: FAEL – Faculdade Educacional da Lapa; entre aproximadamente 400 concorrentes foram pré-selecionados 48 artistas e aceitos em uma segunda fase, de acordo com o regulamento, 40 artistas com 87 obras.  Apoio: Governo do Estado do Paraná; Secretaria do Estado da Cultura; Coordenação do Sistema Estadual de Museus – COSEM; Prefeitura Municipal da Lapa. Foram premiados os cinco primeiros colocados.

·         CONCURSO PINTANDO SUA CIDADE – julho/04 – Mostra de Arte retratando a Lapa, em pintura ou desenho – local: FAEL – Faculdade Educacional da Lapa – Julgamento em duas etapas: 1. através do voto popular em uma única obra e, 2. as cinco obras mais votadas foram classificadas por uma comissão julgadora.  Foram premiados os cinco primeiros colocados. Apoio: Algumas Entidades Locais.

·         Oficinas de Pintura e Cerâmica – ocorreram durante o 1° SALÃO DE ARTES VISUAIS DA LAPA – no Colégio Cooperativa com apoio da FAEL. 

·         Professora de Ballet para o CAIC.

·         Oficializada a Reativação da ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA LAPEANA – ALL – 07/setembro/04 – no Theatro São João (instalada no dia 07 de setembro de 1873 e a sua finalidade maior, quando da sua instalação, era a criação do Theatro São João). A atuação da Associação Literária Lapeana foi interrompida em consequência da Revolução Federalista, em 1893. E reinstalada na mesma cidade a 21 de novembro de 2003, como Instituição de caráter sócio-cultural, de caráter civil, no âmbito do direito privado, sob a tutela da Lei Federal 10.406/02 e alterações imanentes do artigo 44 inciso IV, parágrafo I e único do Artigo 2.031, dispostas na Lei Federal 10.825/03, de cunho social e cultural sem fins lucrativos e de duração limitada. O atual Estatuto da Associação Literária Lapeana encontra-se registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos da cidade da Lapa sob o número 78.203.841/0001-93 e a Ata com sua Aprovação no Registro de Pessoas Jurídicas, Lapa – PR, sob o número 503. 

·         Lançamento do Álbum de Figurinhas: “A LAPA EM SUAS MÃOS” – distribuído à comunidade e às escolas do município – realização: Comissão de Educação do IHCL – Apoio: Departamentos da Prefeitura Municipal da Lapa, 15° GAC – AP, Cooperativa Mista Bom Jesus e Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul Lapa. Acervo Fotográfico: Prefeitura Municipal da Lapa/Foto Gaio/ Foto Lapa/ Foto Luz e Foto Avenida. Patrocinadores: IHCL, Prefeitura Municipal da Lapa, Governo do Paraná, Secretaria do Estado do Turismo, Paraná Turismo, Opet, Caminhos do Paraná, Cooperativa Mista Bom Jesus, Potencial Petróleo, FAEL, 15° GAC – AP, Da Granja, Lar Lapeano de Saúde – Lapinha, entre outros.  

·         1º FESTA DE ETNIAS – FESTA ITALIANA – 05/12/04 – com missa em italiano, apresentação de músicas italianas executadas pelo Coral Italiano do Centro di Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina e pelos alunos da rede municipal da Lapa, danças típicas apresentadas pelo Grupo Folclórico Giuseppe Garibaldi, peça teatral, almoço com comida típica italiana e homenagens a famílias italianas pioneiras da Lapa – local: Clube 7 de Setembro – realização em parceria com o Centro di Cultura Italiana PR/SC – apoio: Consulado Generale d´Italia – Curitiba (Brasile).

·         2° FESTA DE ETNIAS – FESTA ÁRABE – 17/04/05 – Com culto ecumênico no Clube sete de Setembro apresentação de danças típicas de seis países árabes, homenagens às famílias árabes pioneiras da Lapa, almoço com comida típica, exposição e venda artesanato típico – apoio: Consulado da República da Síria.

·         3º FESTAS DE ETNIAS – FESTA POLONESA – 04.04.06
Missa na Igreja São Benedito após no Clube Sete de Setembro apresentação de danças típicas, polonesas com apoio da Braspol , homenagens e almoço cm venda de artesanato. Apoio Braspol.

9. I FESTIVAL DE IMAGEM DA LAPA – março/05 – local: Theatro São João e em frente (ao ar livre) ao Pantheon dos Heroes  (curtas e longas metragens/ filmes rodados na Lapa e em outras cidades paranaenses – filmes mais premiados do PR).  Uma semana com oficinas de vídeo e fotografia (apoio UFPR e FAEL). Apoios: Prefeitura Municipal da Lapa, UFPR, FAEL, Potencial Petróleo, CEF e Ministério da Cultura. Compareceram ao evento aproximadamente 6500 pessoas entre os dias 09 e 13 de março - expressiva participação da comunidade, crianças, jovens e adultos valorizando o que existe de mais rico em vídeo metragem do Paraná.
O II Festival de Cinema foi realizado em 2008, com apoios locais através da Lei Rouanet, atingindo um público de 10.000 mil pessoas.
O III Festival de Cinema foi realizado em 2010, com apoio da lei Rouanet e apoios locais, atingindo um número expressivo de 25.000 mil pessoas.
O IV Festival de Cinema da Lapa realizado em 2011, com apoios locais e através da Lei Rouanet. Antecedendo o Festival realizado mostra de filmes itinerantes pelas comunidades e distritos da cidade da Lapa-PR e oficinas de interpretação. Público atingido de mais de 30.000 mil pessoas.
O V Festival de Cinema da Lapa foi realizado em 2012 sem o apoio da Lei Rouanet, razão de ser realizado em menos dias e contando com o apoio local e de empresas locais.
Os Festivais de 2013-2014-2015, realizados com apoio da Lei Rouanet e de empresas locais. Antecedendo os Festivais mostras de filmes itinerantes, oficinas de interpretação na cidade da Lapa e de Contenda. Premiações para o Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz-Ator. Também premiações de curtas com duração de 5minutos em celular, mobilizando um grupo expressivo de jovens. Público atingido durante os cinco dias de festival de mais de 45.000 mil pessoas. Um evento já consolidado no Estado do Paraná
  
Projeto Férias no Museu 
O Projeto Férias no Museu tem como intuito principal a valorização da cultura lapeana, enaltecendo a história da cidade, através de oficinas que levam as crianças a "conhecer" um pouco mais sobre a cultura da Lapa e a identidade cultural, focando características peculiares da cidade, tais como, "Congada", "Tropeirismo", "culinária", entre outros assuntos, que abordam a colaboração, cooperação, trabalho em equipe, bem como, temas relacionados ao meio ambiente e a museologia.
Vários projetos já foram feitos em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa e a Empresa Metamorphose, alusivos a história da cidade da Lapa ou datas comemorativas, tais como: Dia Patrimônio, Dia Nacional dos Museus, Dia das Crianças, etc.
Este Projeto Férias no Museu já havia sido implantado desde o ano passado e neste ano tivemos a participação do IPHAN, que é de suma importância para a continuidade de projetos que visam contribuir para o desenvolvimento e crescimento cultural da comunidade. 

·         COMENDA TROPEIRO DA LAPA
A Diretoria do IHCL criou uma comenda no ano de 2008 a ser entregue anualmente a personalidades não nascidas na cidade, mas que contribuem significativamente com a comunidade lapeana. Além da medalha também é entregue um certificado é um troféu (criação do  artista plástico Luiz Gagliastri). 
Já receberam: 
Francisco Cunha Pereira – Diretor Geral da Rede Globo do Paraná
Stenguel Guimarães – contribuição com o Acervo de Armas no Museu de Armas da cidade.
Alípio Leal – implantação de cursos profissionalizantes na cidade
Dieter Brepohl – Diretor Geral e proprietário do Spa Lapinha
Emanoel Bosch – Diretor Proprietários da Empresa Bosch Metalúrgica
Darci Piana – Presidente da Fecomércio Paraná – contribuição em ações do SESC-SENAC
Suzana Gorniski – Proprietária Jornal Tribuna da Lapa
Rosa Mazur – Proprietária Panificadora Zeni – referência em confeitaria  da Lapa
Dr. Francisco Bujardão Martins – atuando com dedicação como médico na Maternidade da Lapa por mais de 40 anos

  
O Instituto Histórico e Cultural da Lapa também realiza desde a sua fundação em parceria com a  Associação Literária Lapeana eventos culturais no Theatro São João. Entre eles: recitais e diversas  homenagens, como Centenário JORGE Amado, os 150 Anos de Emiliano Perneta – Poeta Paranaense, Centenário de Helena Kolody – Poetisa Paranaense, entre outras.